Vítmas ou Protagonistas?

Acabei de ver este texto no site: http://www.somosnos.com.br/. Texto by Renata Agostineto.


Acredito, realmente, que a vida é feita de leis muito simples. Uma delas é a lei das escolhas. Basta observarmos para entender que normalmente assumimos dois tipo de papéis na vida. Ou somos vítimas ou somos protagonistas.Como protagonistas, entendemos que somos frutos de nossas escolhas, e que nossas escolhas sempre são feitas baseadas em nossas crenças, e que nossas crenças podem ser desafiadas. Quando nos posicionamos como protagonistas, somos 100% responsáveis por nossas escolhas, sabemos que “ajustar nossas velas” ou mudar de direção durante a caminhadas, é simplesmente contingência da vida.

É difícil entender que a vida nos testa, e que sempre obtemos coisas boas dos momentos difíceis. São nos momentos de maior desafio que somos levados a fortalecer nosso caráter, moldá-lo e exercitar a nossa fé.

São os nossos testes e desafios que muitas vezes nos colocam exatamente a um degrau acima na vida, onde estão nossas maiores recompensas, que de outra forma não alcançaríamos se a zona de conforto não fosse desafiada.

Só que infelizmente existe também uma outra forma de encarar a vida, exatamente contrária à do protagonista, que chamamos de vítima.A vítima é aquela que, quando a oportunidade bate à porta, ela reclama do barulho!Na verdade ela não reclama só do barulho. Ela reclama de tudo. Sempre apostando que não vai dar certo. Não importa o quê, simplesmente não vai. São aquelas que falam e nunca mudam, que desejam e nunca agem, que dizem que vão fazer, mas nunca arriscam. Às vezes parece que se satisfazem com o fracasso, porque dá a elas uma excelente justificativa para não se levantarem e se porem no comando.

São sempre expectadoras, muitas vezes rancorosas, exigente, cheias de orgulho ferido porque não foram valorizadas, não foram ajudadas, ou simplesmente não foram reconhecidas como deveriam.Elas não imaginam o alívio que sentiriam se apenas desses o primeiro passo, se começassem a vencer as barreiras da preguiça, da auto-importância, e simplesmente fizessem.Fizessem o que a sua força interior tão negligenciada, abafada, esquecida, clama para realizarem.

Eu sei que esse papel é feio, e muito pequeno para você. Eu sei que você jamais faria essa escolha ou tomaria um caminho desses, não é?Mas, se por acaso você se perdeu do bom caminho, caiu na armadilha da vítima, convive com uma, ou talvez seja você mesmo a própria neste exato momento da sua vida, lembre-se: É hora de deixar as desculpas e as justificativas para adiar o que tem de fazer, que só você pode fazer por si.Se não for por você, que seja pelas pessoas que o amam e que acreditam que você pode.

FAÇA!Não na semana que vem, no mês que vem, mas AGORA! Você sabe o que tem de fazer .Faça o que precisa ser feito! Até hoje você pode ter escolhido responsabilizar as pessoas ou as circunstâncias pelo lugar onde você se encontra, ou na pessoa em que você se transformou. Quem sabe, agora, você possa se superar, abandonando o papel da vítima e assumindo o comando da sua vida, confiando em você, confiando no que aprendeu com seus desafios e lições, e, desta vez, fazendo melhor do que já fez. Quando você está no comando, aceitando o que a vida lhe traz, só existe um único lugar para seguir: EM FRENTE! Bem-vindo à vida!
Um abraço,Renata

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muitas vezes o melhor a ser feito é ficar de boca fechada!

5.2 com muita força de viver

não rolou